Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

23 de fev. de 2014

Sem platéia

HERIVELTON MARCULINO
24/2/14
Palavra que Edifica
        Ouvi uma história duma orquestra preparou uma apresentação especial a ser executada numa igreja. O dirigente e os componentes se esforçaram para fazer o melhor naquele dia. Para surpresa de todos, chegando ao local e horário acertados, não havia ninguém para ouvi-los. Mesmos assim, o dirigente disse: “Vamos começar, hoje Deus será nossa plateia”.

          Será que eu ou você faria o mesmo? Muitas vezes nós também não vemos ninguém na plateia de nossa vida, é nessa hora que vemos se há ou não uma falha em nosso alvo.

          Certa vez Jesus, alertando o mau exemplo dos fariseus, orientou seus discípulos (Mt 6.1): “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial”.
           Baseado nisso quero lhe fazer 3 perguntas:
·         Como você se comporta quando não há ninguém por perto?
·         Será que só somos quem somos pra que alguém nos veja?
·         Você se importa sobre o que Deus pensa de você?

           Bem, que sejamos crentes, também, na ausência do pastor, dirigente ou sozinhos. Sejamos crentes na internet, WhatsApp ou Facebook. Sejamos crentes quando ninguém quiser ser, quando todos estejam contra nossa fé. Sejamos crente não para nós mesmos, mas para Deus.
A paz do Senhor!

16 de fev. de 2014

Aos evangélicos que odeiam/amam a Rede Globo

HERIVELTON MARCULINO
17/02/14
Por Pr. Ciro Sanches Zibordi



Já denunciei, aqui, muitas vezes, a parcialidade da Rede Globo e a sua tendência de manipular informações relacionadas com os evangélicos. Raramente, critico a sua programação de modo específico. E muitos internautas, talvez estranhando isso, estão me cobrando uma palavra contundente sobre o último capítulo da novela “Amor à Vida”. 

Quer saber de uma coisa? A Globo tem todo o direito de exibir o que ela quiser, assim como a Record teria o direito de apresentar uma programação cem por cento evangélica — o que ela jamais fez —, caso quisesse fazê-lo. Da mesma forma que a Band tem todo o direito de permitir que Boechat faça suas críticas ácidas e irônicas, o SBT tem todo o direito de permitir que Sheherazade faça seus comentários contundentes e sarcásticos. Esta jornalista, entretanto, tem despertado a fúria da grande mídia e dos "tolerantes" e "democráticos" políticos do PSOL, dispostos a tudo para calá-la. 

Voltando à Rede Globo, torno a dizer que ela exibe o que quiser. E nós, como cristãos, evangélicos — servos de Deus, sobretudo —, temos o direito de fazer três coisas. Primeiro: criticá-la de modo equilibrado. Segundo: não assistir à sua programação, visto que julgamo-la tendenciosa e contrária aos valores que prezamos. E, terceiro: não colaborar com ela de forma alguma. Mas é aqui que está o nosso maior problema. 

A Globo — tão criticada pelos evangélicos por causa de sua programação imoral e contrária aos valores cristãos — é a mesma que promove o Festival Promessas. E quem participa deste? Várias celebridades gospel. E quem assiste a esse show e dá ibope, por assim dizer, à emissora em apreço? Em geral, os mesmos evangélicos que a criticam! 

Veja que incoerência: os mesmos astros gospel que ficam indignados com a programação da Rede Globo estão ansiosos para participar do Festival Promessas! E, se isso acontecer, eles vão publicar nas redes sociais que Deus lhes abriu uma grande porta! E os seus fãs vão "curtir"... Será que é difícil de entender que participar desse tipo de show ou apoiá-lo significa prender-se a jugo desigual? Meditemos em 2 Coríntios 6.14-18. 
‪#‎ProntoFalei‬.

Via Blog do Ciro

9 de fev. de 2014

O batismo com o Espírito Santo

HERIVELTON MARCULINO

Apesar de nossa igreja crer nessa doutrina bíblica, muitos jovens ainda não conhecem ou não experimentaram  tal graça divina. "Pois, a promessa é para vocês e todos quantos o Senhor chamar"! (At 2.39)
  • O que é o Batismo com o (no) Espírito Santo?
Revestimento de poder do alto, pela instrumentalidade do Espírito Santo, para que o crente tenha uma vida de profunda adoração e eficiente serviço a Deus. (At 1.8; Lc 24.49)
É, também, uma promessa feita pelo profeta Joel (Jl 2.28), João batista (Mt 3.11) e o próprio Jesus (At 1.8; Lc 24.49).
A Bíblia mostra o cumprimento dessa promessa no início da igreja primitiva em árias passagens (At 2.1-13; ), deixamos claro que esse dom divino é uma experiência diferente da salvação (At 1.13;14.19) e não se restringe apenas aos dia apostólico (como alguns dizem), é pra hoje também (At 2.39).
  • Qual a finalidade?
Não é pra ostentar, ou orgulhar, devemos ser humildes e reconhecer que nada merecemos. O objetivo de Deus em lhe batizar é: 
A. Conceder maior intimidade com Deus (1 Co 14.4; Rm 8.26);
B. Poder para execução de sua obra (At 1.8; 4.31,32). Veja que no relato de Atos 2, a igreja que antes estava medrosa, agora destemida prega o Evangelho;
C. Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12-11)

  • Como receber?
Conforme At 2.39, Deus deseja batizar a todos os salvos, basta crer e buscar com fé e perseverança (At 1.14; Lc 11.13; Is 44.3).
  • Como ter certeza de que alguém foi batizado?
Deus deixou evidências para sabermos disso, a evidência externa é falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas de quem as pronuncia. Essas línguas são, inicialmente, o sinal de que o crente foi agraciado com o mencionado dom, mas não devem ser confundidas com o dom de variedade de línguas. Outras evidências são o aumento do fervor espiritual, desejo de orar, ler a Bíblia, evangelizar e agradar a Deus.
Se você ainda não foi batizado bata na porta e ela se abrirá.
A paz do Senhor!
Fontes: 
ANTÔNIO GILBERTO. Manual de Escola Dominical. CPAD, 2011.

2 de fev. de 2014

4 coisas que acontecem por causa da sua oração, e você nem percebe…

HERIVELTON MARCULINO
3/2/14
Palavra que edifica
blind-cam-view
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está acontecendo, mas vocês não estão percebendo! Isaías 43:19, adaptado.
A oração é uma necessidade, não apenas um dever. Entretanto, o difícil não é entender sua importância, mas sim fazê-la parte integrante e constante em sua vida. Bem, quando digo sua, entenda minha, ok? E mesmo já tendo recebido várias respostas de oração, algumas delas difíceis de acreditar, como resfriar uma das capitais mais quentes do país, ou fazer o combustível render no tanque, ainda assim sou assaltado por momentos em que SEI que deveria orar mais, mas não consigo (ok, não sinto vontade…).
Ora, se sabemos que a oração é tão importante, principalmente nós “crentes” (uma pergunta básica: como é possível ser crente sem orar?), por que essa preocupante negligência em orar? Estou falando por mim, mas se a carapuça também lhe servir… mas, enfim, vamos às situações em que Deus responde nossas orações, mas nós não percebemos que Ele nos atendeu. Preparado, vamos lá.

1. Deus derruba barreiras quando oramos e cremos

Deus ordenou a Josué que rodeasse a cidade de Jericó por sete dias. E, durante esses sete dias, ninguém deveria dar nem um “pio”. Fico a imaginar que situação constrangedora foi aquela, rodeando as muralhas calados. No primeiro dia, penso nos moradores de Jericó olhando assutados e curiosos. Mas, já nos quinto e sexto dias, escarnecendo, falando abobrinhas e até jogando coisas do alto dos muros no exército silencioso.
Ninguém sabia o que estava acontecendo. Na verdade, nada parecia anormal, nada de estranho ou diferente. Mas, Deus estava agindo, apesar de ninguém estar vendo – aparentemente – nada. Então, no dia aprazado, o imprevisível aconteceu: as muralhas foram abaixo.
Lição: se você precisa do agir de Deus derrubando barreiras intransponíveis pra você, confie mesmo que não esteja vendo nada acontecer.

2. Deus luta em seu favor

Quando Daniel estava em um propósito de oração e jejum de 21 dias, a resposta “demorou” a chegar. Mas, quando o anjo Gabriel finalmente chegou, ele disse algo que merece nossa atenção:
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:12-13 (grifos acrescidos)
Observe que a resposta à oração de Daniel deveria ter vindo bem antes, mas o diabo lutou para que ela demorasse e, possivelmente, Daniel parasse de orar. Já aconteceu o mesmo com você? Desanimar porque a resposta está demorando? Mas, às vezes, é isso mesmo que o diabo quer: fazer você desistir de clamar e começar a reclamar, parar de buscar e, consequentemente, não obter resposta a sua oração.
Dica: persevere na oração, mesmo que pareça que sua resposta esteja demorando ou mesmo que você não receba resposta alguma. Algumas respostas só vem mesmo após um bom tempo.

3. Deus lhe dá forças para lutar

Um dos livros que gosto de ler é o de Neemias, pelas experiências que ele conta e pelas lições que aprendo com ele. Inclusive até já utilizei seu exemplo em de meus posts sobredicas de estudo para concursos, falando sobre não temer a concorrência e nem a oposição. E Neemias é um exemplo em vários sentidos: como líder, como pessoa de confiança, como gestor governamental, como estrategista, como político e também homem de Deus, de oração.
Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. Neemias 6:9
Sabe aqueles dias em que as coisas parecem estar travadas, estagnadas, aqueles dias… como hoje? Dias em que o desânimo bate forte, e entra sem pedir permissão? Houve uma ocasião – dentre várias – dessas comigo, onde eu pensei em chutar o pau da barraca jogar tudo pro alto e desistir. Naquele dia – ou melhor, naquela noite – eu estava sem forças e minha oração foi bem simples: “Senhor, estou sem forças para continuar lutando. Mas, se o Senhor me der forças, eu vou tentar continuar”. Sabe qual foi a resposta de Deus para mim? Sério, man, Ele me respondeu:
Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:29-31
Tente ver o lado positivo da provação, aquilo que você pode aprender com a situação, ou seja, crescer em meio às dificuldades.

4. Deus frustra os planos do diabo

Não é de hoje que o povo de Deus sofre perseguição. Pelo contrário, isso é coisa antiga e, menos do que gostaríamos, bem frequente também. Que o diga os judeus que viviam no império medo-persa, sob o reinado de Assuero (ou Xerxes, no livro de Ester). Naquela época, levantou-se Hamã com um plano maligno de acabar com a raça dos judeus. Hamã deve ter sido um herói para Hitler, ou não, já que fracassou…
Então, os judeus estavam com data marcada para serem trucidados, esfolados, enforcados, massacrados, pilhados e jogados aos cães. A quem eles poderiam recorrer? O que poderia ser feito por eles, naquela situação? Pouco ou nada. Mas, eles poderiam orar e clamar a Deus, e foi o que fizeram.
“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. Mardoqueu retirou-se e cumpriu todas as instruções de Ester.Ester 4:16-17
E o que foi que aconteceu? Deus frustrou os planos de Hamã. Ora, ele que queria pendurar Marduqueu na forca, acabou ele mesmo inaugurando seu instrumento de morte. A oração, mais uma vez, mostrou sua força invisível diante das reais ameaças que afrontavam e amedrontavam o povo de Deus.
Confie na proteção do Senhor e no agir de Deus contra os planos que intentam derrubá-lo, destituí-lo ou destruí-lo. Tem coisas que só o Senhor pode fazer. E tem outras que só Ele pode fazer BEM feito. Na dúvida, deixe com Ele, principalmente quando você estiver sem forças ou condições de lutar ou de se proteger.

Conclusão

É sempre assim: nós oramos e, muitas vezes, não vemos nada, nada parece acontecer de imediato. Outras vezes, as coisas parecem demorar a acontecer. E, ainda, em outras, parece que nunca vão mudar. Mas, quando menos esperamos, Deus intervém e muda o quadro, transforma a situação e reverte o cativeiro.
Claro, enquanto estamos no calor da luta, em meio às privações e provações da vida, nossa visão parece nublada e não estamos vendo o que Deus está fazendo. Mas, só porque não estamos vendo, não quer dizer que Ele não esteja agindo, trabalhando em nosso favor. Nessas horas, o que fazer? Crer. Sim, crer é a resposta. Crer continua sendo a melhor, senão nossa única opção.
Fonte: http://wallysou.com/ (agradeçemos a gentileza de nosso ir Wallace)

Vestibular Bíblico e Gincana no Quinze

HERIVELTON MARCULINO
2/2/14
Eventos
Livro-tema: Ester
# Resultado do Vestibular - 30 questões múltipla escolha
1º Gaby Santos (Quinze) - 28 acertos
2º Giselly Claudino (Vila do Itapipiré) - 26 acertos
3º Letícia Lira (Quinze) - 24 acertos


# Resultado da Gincana
1º Quinze
2º Vila do Itapipiré
3º Canaã



Parabéns a todos!

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA