Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

13 de abr. de 2013

A MODA DAS CAVEIRAS...

JovensADA





 O texto é um pouco longo, mas vale a pena!!


Por Íris Oliveira

Já faz algum tempo que as caveiras (crânios) caíram no gosto popular. Mas, agora parecem estar mais em alta do que nunca. As caveiras estão presentes em tatuagens, roupas e acessórios como mochilas, tênis, lenços e jóias, como pulseiras, cordões, anéis... E até em objetos de decoração e design. É possível vê-las estampadas em coleções de estilistas renomados. Aliás, a moda das caveiras foi introduzida no mundo fashion através do estilista britânico Alexander McQueen, morto em 2010, que popularizou a estampa em suas coleções, quando a adotou como símbolo de sua marca. No Brasil, outro que incorporou as estampas de caveira foi Alexandre Hertcovitch, que utilizou a estampa em algumas peças de sua coleção infantil criada para a C&A, no ano passado. Recentemente, a marca Cavalera (que pertence a Igor Cavalera, ex-baterista da banda Sepultura) se inspirou no "Día de Los Muertos" para sua coleção de verão. Em muitas coleções, as caveiras ganharam um tom "mais divertido", colorido e moderno.

A simbologia da caveira é antiga e sempre esteve relacionada ao mal e, é claro, à morte. Embora o uso de caveiras tenha voltado totalmente repaginado, podemos encontrá-las nas lápides do século 17: a caveira com dois ossos cruzados aparece gravada como lembrança da mortalidade; ilustrando as bandeiras dos piratas (entre os séculos 16 e 18); como símbolo dos roqueiros, punks, góticos e dos satanistas e ocultistas (grupos que cortejam a morte). Um grupo de motoqueiros surgidos na década de 40, na Califórnia, chamado "Hell's Angels" (Anjos do Inferno) também popularizou o uso de caveiras entre os seus. Nas embalagens de produtos tóxicos (veneno) vemos a caveira indicando perigo e morte.

Mas, o que a moda das caveiras tem a ver conosco, os cristãos? Muitas pessoas tem nos perguntado se é pecado usar imagens ou estampas de caveiras em roupas e/ou acessórios. Embora a Bíblia não tenha nada específico sobre o assunto, vamos analisá-lo à luz da Palavra. Sabemos que todos vamos morrer um dia e, que por baixo da nossa pele existem ossos, isto é, todos nós vamos virar caveirinha, certo? Mas, qual o propósito de se utilizar tal imagem?
Parafraseando o escritor brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna em seu artigo 'A Moda da Caveira', perguntamos: por que pessoas tão contemporâneas usam tão alegremente adereços mortais? Porque vivemos numa sociedade decadente e isso mostra como andam nossos costumes, ou porque a morte se tornou uma coisa tão banal em nossa cultura, que as pessoas para se livrarem desse pesadelo brincam com o que sério".

Devemos nos lembrar que a morte entrou no mundo através do pecado (Romamos 5.12). Mas a Palavra nos diz a todo momento que Deus [Cristo] é a Vida e, que Ele veio trazer vida em abundância (João 10.10). Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que morra viverá. e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês isto?" (João 11.25-26). O lugar onde Jesus foi crucificado e morto chamava-se "Calvário" (no grego, 'Kranion') que significa literalmente “crânio” (Lucas 22.33), ou "Gólgota"; era assim chamado por "Lugar da Caveira" (Marcos 15.22), mas a Bíblia nos diz que a morte foi tragada pela vitória de Cristo na cruz (Isaías 25.8; Oséias 13.14; 1 Coríntios 15.54-55). Em Ezequiel 37.1-14, vemos o profeta sendo levado à um vale de ossos sequíssimos. Para quê? Para que o Espírito Santo trouxesse vida àquele lugar de sequidão. E o que aconteceu? As caveiras criaram carnes e tornaram a viver. Em Provérbios 8.36b, Salomão escreve: "[...] todos os que me odeiam [o Senhor] amam a morte".

Se Cristo venceu a morte e nós recebemos a Sua vida, porque usar um símbolo que nos faz lembrar dela? Alguns justificam que o uso de caveiras representa uma vida mais humanizada, sem preconceitos e com igualdade e unidade, pois quando vemos uma caveira não sabemos se a pessoa era homem ou mulher; rico ou pobre; bonita ou feia; não sabemos a cor nem raça ou religião. Para muitos, a caveira representa renascimento, transformação e até prosperidade.
Então podemos usar estampas de caveira? Acredito que para alguém que "nasceu de novo" usar uma imagem que está associada à morte seria uma contradição, não?! Vamos considerar algumas coisas: 1 - Cristo é a Vida; 2 - Se é tendência, modismo, tem ampla aceitação e o mundo "ama", devemos desconfiar; 3 - Se a caveira e similares foram adotados como símbolo por satanistas/ocultistas e outros grupos, por que devemos acreditar que seja algo bom?; 4 - Será que se usarmos uma estampa/acessório de caveira não estaremos reverenciando a morte?
Lembre-se que, tudo o que o diabo quer é ser adorado como Deus. Ele é sutil e sagaz e sempre encontrará uma forma de "roubar" a glória de Deus.

Nossa maior preocupação é a aderência de símbolos mundanos pela igreja. Devemos estar atentos à toda e qualquer simbologia. Muitos desenhos carregam significados ocultos e mensagens subliminares, foram consagrados à demônios e tem o propósito de disseminar a "cultura de morte". Se o diabo usou a própria Palavra para tentar a Jesus, porque não usaria as demais coisas? Não é questão de medo ou superstição, mas de discernimento e santidade. Não devemos "dar brechas" nem legalidade para o inimigo. Deus nos orienta a "fugir de toda aparência do mal" (1 Tessalonicenses 5.22). Paulo escreveu em 1 Coríntios 6.12: "Tudo me é lícito [permitido]", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine". Na dúvida, pergunte sempre ao Espírito Santo. Será que eu devo comprar ou usar um objeto de caveira? Deus está sendo glorificado com isso?

Lembre-se: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz [...]". (1 Pedro 2.9)




Fonte: Meninas de Fé <3 span="">
Besitos queridones..
 Midiam M. Silva =)

JovensADA / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

1 comentários:

  1. Olha o meu site de camisetas com estampas de celebridades e músicos famosos em versões caveiras!!!

    http://www.vitrinepix.com.br/caveirize

    ResponderExcluir

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA