Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

30 de mar. de 2014

Cuidado com a idolatria

HERIVELTON MARCULINO
31/3/14
Palavra que edifica

Quando o mero gostar, admirar e respeitar dá lugar a uma doentia adoração por pessoas e coisas

 Pelo Pr. Silas Daniel
A idolatria é um dos pecados mais terríveis listados na Bíblia, porque consiste em dar glória e veneração a algo ou alguém que não seja o próprio Deus, o único que é digno de toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração. Entretanto, apesar de tão claro, este é um dos pecados mais praticados e mais ignorados em nossos dias no meio evangélico. É triste dizer, mas está se tornando cada vez mais comum jovens evangélicos que desenvolvem verdadeiros comportamentos idolátricos em relação a pessoas e coisas que, obviamente, não devem receber a nossa adoração.
 
Idolatria não é só se prostrar diante de um ídolo de pedra, barro ou metal. Coisas ou pessoas também podem se tornar ídolos em nossa vida, quando começam a ganhar em nosso coração um lugar que não deveriam ter.
 
Uma coisa é gostar, admirar e respeitar; outra bastante diferente é “endeusar”, idolatrar. Logo, segue o alerta: cuidado para que o mero gostar e admirar não dê lugar à adoração por pessoas e coisas!
 
Veneração a cantores
 
Infelizmente, hábitos próprios do público do meio artístico secular estão cada vez mais sendo reproduzidos no meio evangélico brasileiro, devido ao crescimento e à maior visibilidade que os cantores evangélicos têm ganhado midiaticamente nos últimos anos, e que é decorrente do avanço do mercado fonográfico evangélico brasileiro.
 
Não, não há nada demais em gostar de um determinado cantor ou cantora evangélicos, de admirá-lo(a), de sentir-se inspirado positivamente pelo seu ministério, de orar por ele ou por ela (...). O problema surge quando, por exemplo, aquela pessoa começa a se tornar o centro de tudo, até mesmo ocupando o espaço que deveria ser do culto a Deus.
 
Lembremo-nos que há o fogo estranho e há o fogo de Deus; há a verdadeira adoração e há a mera agitação carnal confundida com adoração a Deus. E não, não estamos condenando aqui o adorar a Deus com hinos animados, de celebração e alegria! Tudo isso é maravilhoso e legítimo! Estamos falando do perigo de o culto se tornar um mero show, de o local de adoração a Deus se tornar um ambiente de torcida organizada, de o púlpito se tornar um palco onde o foco é o homem, e não Deus, e isso tem a ver tanto com a atitude de quem ministra o louvor como com a atitude daqueles que são ministrados, daqueles que estão ali para participar daquele momento.
 
Quando o culto a Deus dá lugar ao show do homem, então estamos diante de um pecado. Isso desagrada a Deus, ofende-O profundamente. Podemos chamar isso do que quisermos, mas não de culto a Deus, pois já deixou de sê-lo há muito tempo. É culto ao homem, é idolatria versão evangélica.
 
Quem vive assim não cresce, só se infantiliza, e muitos acabam prejudicando a sua vida como um todo. Ora, somos cristãos! E cristãos não são idólatras. O cristão só adora, venera e exalta a Deus. Só Ele é a razão do nosso viver, o sentido e o motivo da nossa vida, pois foi Ele quem nos criou e fomos feitos para Ele, portanto nos realizamos nEle. Nada nem ninguém deve ocupar o lugar que Deus deve ter em nossas vidas!
 
Idolatria a coisas
 
Mas, não só a idolatria a pessoas tem feito males na vida de muitos jovens. A idolatria a coisas também.

Há gente que é viciada em internet, fazendo com que toda a sua vida gire em torno do mundo virtual. A maior parte do dia é dedicada à internet, prejudicando o sono, a saúde, os estudos e o relacionamento com Deus, com os pais, com os irmãos e com os irmãos em Cristo.
 
Há outros que são viciados em jogos eletrônicos, prejudicando seus estudos e o seu crescimento espiritual. Aliás, por falar em vida espiritual, esta é uma reflexão importante para ser feita a esta altura: Afinal, como vai a sua vida espiritual? Como vai o seu relacionamento com Deus?
 
Qual foi a última vez que você gastou tempo com Deus em oração?
 
Qual foi a última vez que você abriu a Bíblia para estudá-la ou para lê-la devocionalmente para a tua edificação espiritual?
 
Qual foi a última vez que você evangelizou alguém?
 
Qual foi a última vez que você dedicou tempo para ajudar as pessoas?
 
Será que a maior parte do seu dia é dedicada a coisas que realmente valem a pena ou só a futilidades?
 
Todos nós devemos ter tempo para o ócio, isto é, para coisas menos sérias e divertidas. Porém, nunca as amenidades devem ter a primazia sobre a nossa vida. Deus deve ter a primazia, depois a nossa família, e em seguida os nossos relacionamentos com os irmãos em Cristo e com a igreja. As amenidades devem vir em quarto lugar na nossa escala hierárquica de valores.
 
Outros casos sutis de idolatria
 
O apóstolo Paulo afirma em Colossenses 3.5: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria”. Veja: Paulo fala de “afeição desordenada” e de “avareza”, que “é idolatria”. Avareza é apego às coisas materiais. Quando valorizamos mais os bens materiais do que o espiritual, estamos de cabeça para baixo espiritualmente. Estamos longe de Deus!
 
O profeta Samuel falou também sobre outro tipo de idolatria sutil no meio dos crentes. Disse ele, conforme registrado em 1 Samuel 15.23: “Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti...”.
 
Ora, o que significa a palavra “porfiar”? Ela quer dizer, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “discutir com calor”, “insistir”, “teimar”, “competir” e “disputar”. Ou seja, insubordinação, disputa entre irmãos, espírito de competição dentro da igreja, teimosia, arrogância, contenda, tudo isso, afirma Samuel é pecado de idolatria. Você já parou para pensar nisso?
 
Paulo afirma que uma das características do Anticristo, e que é própria do espírito do Anticristo, é se levantar “contra tudo o que se chama Deus, ou se adora” e querer “se assentar como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.4).
 
Não se engane: há muita gente que começa bem, mas acaba, infelizmente, perdendo a visão espiritual e, por isso, tem o seu coração cheio de altares. É gente que afirma que serve a um único Deus, mas possui um coração idólatra, repleto de “deuses”, quando também não adora a si mesmo.
 
Não à idolatria
 
Que após esta matéria, você possa parar um pouco para refletir melhor sobre a sua vida espiritual. O cristão não deve ser dominado ou escravizado por nada. Apenas Deus deve ser o Senhor soberano de sua vida.
 
Fora idolatria! Fora vícios! Viva à liberdade em Cristo – uma liberdade com responsabilidade, e que tem como foco principal o próprio Deus, o Senhor da vida!

(Adaptado e Publicado originalmente na edição 94 da revista GeraçãoJC, da CPAD, edição de maio/junho de 2013).

18 de mar. de 2014

Por quem você está rodeado?

JovensADA

18/03/2014
Igreja Alerta!
Postado por Dassayev Marculino


"Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe." Atos 14:19,20



Já faz um tempinho que postei algo aqui no blog, mas tenho tentado organizar melhor o meu tempo para cumprir com os meus compromissos. E se Deus permitir voltarei a aparecer mais por aqui.

Venho neste dia compartilhar algo da parte do Senhor sobre esta passagem acima. 

No capítulo 14 de Atos nós vemos Paulo levando a boa semente, pregando a palavra de Deus. Só que desta vez acontece algo diferente, algumas pessoas começam a comparar ele e Barnabé a deuses por causa das maravilhas que Deus estava operando através deles.
Mas eles rejeitaram a fama, resistiram a tentação de serem aclamados como deuses, mas nessa altura dos acontecimentos, chegaram na cidade de Listra, uns Judeus que odiavam a Paulo e seus parceiros, estes Judeus de Antioquia conseguiram inflamar a multidão contra Paulo, Barnabé e os seus discípulos, ( a mesma multidão que os aclamava, agora os odiava ), enfim...esta multidão apredejou a Paulo de uma maneira tão forte, com tanta ira, que deixaram-no sem respirar numa poça de sangue, praticamente morto, com os ossos quebrados. Como era de costume naquela época, as pessoas apedrejadas até a morte não eram enterradas e sim arrastadas para fora da cidade, entregues a própria sorte, às aves de rapina, enfim... o abandonaram.

Vieram os discípulos de Cristo, o rodearam no chão todo arrebentado, cuidaram dele (todas as suas enfermidades físicas e piscológicas), ele foi totalmente restaurado, um verdadeiro milagre.


Pergunto para você neste momento, de quê ou de quem você está rodeado? Você tem se cercado de pessoas que quando você está passando algum momento difícil venham a te ajudar, te levantar, te erguer? Ou você tem andado em más companhias que não tem nada a acrescentar de bom a você. Você tem cercado sua vida com oração, consagração, leitura da Palavra, jejum, ou está desatento ao que está acontecendo ao teu redor, desperta enquanto é tempo. Pois quando surgir pedradas, e se fores atingidos, onde buscarás forças para se erguer? Se cerque de pessoas e de coisas que possam te ajudar nos momentos difíceis de sua vida.

Dassayev

17 de mar. de 2014

Talentos

HERIVELTON MARCULINO
23/3/14

Jesus fala sobre os talentos que para nós hoje são os dons de Deus para nossa vida. (Ver Mt 25.14-30)
Aquele que recebeu cinco talentos granjeou outros cinco talentos, outro que recebeu dois talentos granjeou mais dois, mas aquele que recebeu um talento temeu diante daquela responsabilidade, cavou um buraco e enterrou seu talento, esperando, quando seu senhor voltasse, dá-lo da mesma forma como recebeu. Quantas pessoas estão numa situação semelhante, dizendo: “Ah! Eu já ou crente, já sou batizado nas águas, até sou batizado no Espírito Santo, agora vou só esperar a volta de Jesus”. Mas só que o que Deus tem pra nossa vida não pode ser limitado a essas bênçãos, é certo que a salvação é a maior bênção dada por Deus ao homem, mas Ele ainda tem algo para realizar em nossa vida aqui na terra. Muitos pensam que dessa maneira como estão já é suficiente para o Senhor, Ele quer algo mais da nossa vida.
Alguém pode dizer que quem recebeu mais talento teve mais responsabilidade que os demais, contudo o Senhor sabe da capacidade de cada um. Deus só nos dá algo pra fazer se tivermos condições de realizar, e ainda se não tivermos Deus capacita! O Senhor chamou a Moisés, e ele disse: “Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente (...) E disse-lhe o Senhor: Quem fez  boca do homem?” (Ex 4.10,11).
Todos nós, no mínimo, recebemos um talento par granjear, o que nós estamos fazendo com o talento que ganhamos. Estamos desprezando? Guarda o pouco que recebeste porque um dia Deus te chamará a prestação de contas. Quero crer que a quem Deus deu cinco talentos, naquele dia, apresentará dez, quem recebeu dois, quatro. E quem recebeu um que não esteja enterrado. Mas se por acaso alguém enterrou o talento do Senhor ainda há tempo de desenterrá-lo. E começar a granjear.  Por isso não despreze o dom que Deus tem dado a tua vida, faça um esforço para granjear mais um talento.
Deus não se agrada de crente acomodado, Deus tem negócio com crente envolvido, quem colocou sua mão no arado não pode mais voltar atrás (Lc 9.62). Há uma chamada de Deus para cada um de nós, por mais simples que sejamos, mas lembra-te de que tens um talento. Então cuide do que Deus te deu. Na parábola, enquanto os dois primeiros que granjearam receberam recompensa de seu senhor, aquele que recebeu apenas um talento e não teve a preocupação de granjear mais um, o senhor mandou tirar seu único talento. “Porque qualquer que tiver será dado, e terá em abundância, mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado” (Mt 25.29). Sendo lançado nas trevas. Deus não quer servos inúteis, mas quer servos que sirvam para fazer algo para seu Reino.


Pb. Luiz José

14 de mar. de 2014

Qual idade ideal para namorar?

JovensADA


Hoje, depois de quatro anos escutando e aconselhando casais, solteiros e divorciados, vejo que grande parte dos problemas conjugais e de cunho sexual poderiam ter sido evitados durante a adolescência. Bastaria um pouco mais de esclarecimento sadio sobre o assunto. Há doze anos trabalho com pré-adolescentes e adolescentes e, atualmente, ministro à dois grupos semanalmente. É uma idade repleta de altos e baixos, conflitos, mas ao mesmo tempo deliciosa! Amo bater papo e escutar essas criaturas complicadas. Como já passei por esta fase, sei bem o que rola dentro desta “máquina”. Neste último domingo, iniciei o tema sexualidade em um desses dois grupos. Foi um êxtase! Muitas dúvidas, histórias e medos. E claro, a pergunta que não quer calar: “Qual a idade certa para namorar?


Sabe, acho que chegou a hora de encarar a realidade e acabar com a hipocrisia. Querer resolver questões tão sérias como esta impondo moralidade, só faz adoecer os corações e relacionamentos. As dezenas de e-mails que recebo não me deixam mentir. Dizer aos jovens que é errado namorar cedo e que fornicação é pecado, não resolve muita coisa… Uma lista de regras pode até maquiar a ferida, mas não é capaz de curá-la. Já cansei de conversar com jovens solteiros que na igreja e em casa são verdadeiros exemplos, mas vivem imersos no submundo da pornografia, masturbação e prostituição. Tive a oportunidade de aconselhar algumas garotas de igreja, com cargos de liderança, e que já haviam transado com mais de cinco caras, e seus pais nem desconfiavam. Outras, mostram seu corpo semanalmente na web para mais de 1.000 pessoas ao mesmo tempo e aos domingos, dão aula na escola dominical. Não estou julgando, apenas expondo os fatos. E os rapazes? Se lambuzam no corpo de suas namoradas, mas pelo medo de pecarem com a penetração, mergulham de cabeça na pornografia e masturbação. Como se fizesse alguma diferença…

As igrejas estão infestadas de casos como estes, jovens que caminham mascarados, imersos em culpa, dúvidas e experiências desastrosas. E são poucos aqueles que se dispõe a tratar desses assuntos com clareza e doar seu tempo para caminhar ao lado deles. É muito mais fácil dizer: “Sexo antes do casamento é fornicação! Namoro de crente tem que ser santo! Vocês precisam esperar!”
Pais e líderes religiosos, coloquem uma coisa em suas cabeças: LEI não funciona! Ela só serve para trazer à tona o pecado. Paulo cansou de dizer isso em sua carta aos Romanos.
Costumo dizer aos jovens que não existe idade certa para namorar e nenhum versículo que diz: “Não namorareis antes de casar” ou “Namorareis apenas após os 18 anos”. Também digo que Paulo não redigiu nenhum tratado sobre namoro destinado à mocidade da Igreja de Éfeso, pois naquela época não existia o namoro que temos hoje, repleto de beijos, abraços e amassos no cinema. As moças casavam cedo e eram prometidas em casamento num acordo entre suas famílias. A realidade era outra.
Gosto também de deixar claro que qualquer ser humano normal sente vontade de transar, e que eles não precisam se sentir culpados ou sujos por isso, pois faz parte da natureza humana. Deus criou o sexo e se alegra quando ele é feito dentro de uma aliança de amor. Na adolescência, os hormônios ficam a flor da pele. O corpo pede por sexo, e aproximar duas pessoas nesse estado é como aproximar dois ímãs de polos opostos, ou seja, decidir não transar durante o namoro, é ir contra a natureza humana, exige muita força de vontade e esforço (e que esforço!).
“Mas Dani, acho que é possível para um casal que busca santidade namorar apenas com o beijo de língua sem querer passar para as outras etapas.”
Ok, vamos colocar os dois pés no chão. No mundo dos sonhos, isso seria fácil, mas a realidade é outra. O beijo de língua faz parte das preliminares do sexo. Ele excita! E quanto ao corpo grudado no corpo? Precisamos ser realistas. Um casal que tem a liberdade de desfrutar momentos a sós, acompanhado do beijo de língua, dentro de pouco tempo partirá para as próximas etapas: carinhos nos seios, bumbum, órgãos genitais, masturbação… Bem-vindos ao mundo real! Esses dias, uma leitora do blog disse que abriu uma exceção para que seu namorado beijasse seus seios, mas que não passaria disso. Eu disse a ela que abrir esta exceção seria o mesmo que mostrar um prato de bife com fritas para uma criança morta de fome e ainda dizer: Só uma batata hein? Mais cedo ou mais tarde esta criança vai roubar outras batatas e não duvido que logo dê uma mordida no bife. É só uma questão de tempo…
Há um tempo atrás, era comum dizer que as moças eram as responsáveis em colocar limites num relacionamento, mas nos dias de hoje, são elas quem ultrapassam os limites, com direito a salto com vara e tudo mais! Creio que a mídia, com suas influências visuais e auditivas, somado a falta de tempo dos pais e o descaso com a educação e construção de caráter, são os grandes responsáveis por esta “zona” em que o mundo se encontra. E quer saber? Isso só vai piorar.
Que fique claro que estou falando aqui para aqueles que professam a fé em Cristo. Se você não encara a Bíblia como um livro que contém a Palavra de Deus, não faz sentido continuar lendo… A não ser que esteja interessado em entender o mundo daqueles que vivem pela fé. Loucura para os que não creem.
Bom, continuando, peço agora que imagine dois cachorros bravos dentro de você, um representando a sua carne e seus desejos, e outro representando o seu espírito. Digamos que ultimamente você tenha alimentado mais um do que o outro. Eu te pergunto: durante uma briga entre os dois, qual venceria? O que se alimentou menos ou o que se alimentou mais?
Entrar num namoro nos padrões atuais é o mesmo que entrar nesta briga. E ninguém que tenha 12, 13 ou 16 anos está maduro suficiente pra isso, acredite. Sim, existem aqueles casos em que os jovens começam a namorar cedo, transam durante o namoro e acabam se casando, mas estas são exceções. E se você ainda tem um pouco de juízo, deve saber que só os insensatos tomam as exceções como exemplos para sua vida.
Se deseja mesmo ter um namoro saudável, maduro, casar e evitar o sexo antes do casamento, deve ter total consciência do terreno que está pisando, e alimentar diariamente o seu “cachorro espiritual” através da leitura da Palavra, oração, comunhão com os irmãos, evitando momentos a sós e filtrando tudo aquilo que vê e escuta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8. Os olhos são a lâmpada do corpo. Se eles absorvem trevas, todo o seu corpo estará em trevas. Mt. 6:23.
“Mas qual o problema de transar com a pessoa que amo? Eu quero mesmo casar com ela!”

O namoro deveria ser um período preparatório para o casamento e não um meio de satisfazer desejos, ocupar o tempo, test-drive ou suprir carência. Vejo o casamento como uma mesa de quatro pernas, onde uma delas é o sexo, a outra o deixar pai e mãe (independência em todas as áreas), a terceira se unir ao cônjuge (um compromisso sério de união) e a última, a construção de uma nova família (e total responsabilidade sobre ela). Não podemos construir uma mesa de uma perna só. As consequências seriam desastrosas. Não se pode querer apenas o sexo, os beijos e amassos e esperar que tudo termine bem, pois a intimidade sexual faz parte de um pacote. 
Bom, com todas essas informações em mãos, eu te pergunto: Você está preparado para formar uma família e assumir total responsabilidade sobre ela? Tem maturidade emocional suficiente para gerar um filho e trabalhar para sustentá-lo? Está preparado para comprar ou alugar uma casa, mesmo que pequena, mobiliá-la e lutar para assumir seus compromissos financeiros: contas, saúde e alimentação? Está pronto para cuidar do seu cônjuge, amá-lo, respeitá-lo como se fosse a sua própria alma? Se sua resposta for não, então você não está pronto para um namoro nos padrões atuais. Namorar sem esses pré-requisitos, é querer apenas curtição.
Acabo de colocar em suas mãos todas as informações necessárias para construir um relacionamento sério e uma sexualidade sadia dentro da aliança do casamento. Se quer jogar tudo isso no lixo, é por sua conta e risco. Assuma as consequências e não culpe a Deus por suas decisões impensadas. Intimidade sexual não é brincadeira, faz parte do casamento, e casamento é uma aliança para vida toda. As escolhas que fazemos na nossa vida solteiro são como as peças de um quebra-cabeça que encaixarão na vida de casados.
Esta é a loucura dos que creem, esta é a loucura da fé: viver aquilo que aos olhos humanos não faz sentido algum! A sociedade, o sistema e o mundo gritam: “Transem, beijem muito, curtam a vida e provem as opções!” Mas por outro lado, Cristo nos diz: “Venham, sigam-me, neguem-se a si mesmo! Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e jamais penetrou em coração humano o que tenho preparado para aqueles que me amam e buscam viver segundo minha vontade”. Portanto, “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Via Não Morda a Maçã
Foto: Google imagens 

9 de mar. de 2014

A caverna de Adulão

JovensADA

10.03.2014

Palavra que Edifica
Por Herivelton Marculino



Imagine alguém se escondendo de todos, fugindo de um rei e seu exército que queria lhe matar (Leia 1 Sm 2.1-5). Nessa triste situação se encontrava Davi: “Armaram uma armadilha para me pegar, e eu fiquei muito aflito”, cantava ele na caverna de Adulão (Sl 57.6). Aquela caverna era um lugar seguro pra ele se refugiar, não era a melhor casa do mundo, eu sei, mas naquela situação era um ótimo abrigo. O interessante é que Davi sempre transformava suas experiências em um cântico, foi na caverna de Adulão onde escreveu os Salmos 57 e 142. Davi entendeu que o Senhor era seu. “Olhei para minha direita e vi; mas não havia que me ajudasse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. A ti, ó senhor, clamei; eu disse: tu és o meu refúgio” (Sl 142.4,5).

Você sabia que as tribulações e experiências tem um propósito de Deus em sua vida? (cf. Rm 5.3-5), sim, tudo acontece para o nosso bem (Rm 8.28). Dai entendeu isso, apesar do rei Saul está procurando a sua morte, Davi encontrou refúgio em Deus. Onde está depositando tua confiança? Jesus é teu lugar forte! “Davi esteve no lugar forte” (1Sm 22.4).

Naquele lugar Deus proveu-lhe o apoio familiar (1 Sm 22.1), o reanimou e o usou para abençoar outros (v.2). Chegaram ali homens em aperto, endividados, insatisfeitos e Davi saiu com um exército de 400 homens. Davi simboliza Jesus, que transforma os homens e os dá valor. Quem diria que de apenas um homem sairia um exército, não é? Deus também quer te surpreender, mas por enquanto fica na caverna de Adulão, explore, entra pelas profundezas dessa caverna, pois Deus tem coisas grandes pra te revelar.




A paz do Senhor!

1 de mar. de 2014

Simpósio de doutrinas 2014

HERIVELTON MARCULINO
1/3/14
#Eventos
Nesse período de "guerra", os jovens ADA tem onde se refugiar. Nas principais congregações da AD - PE, haverão estudos baseados no livro do profeta Ezequiel.
Em Araçoiaba, os estudos iniciam no domingo (2/3), às 14h, seguindo na segunda e terça, nestes sendo no turno da tarde (14h) e noite (19h).
Não perca!

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA