Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

28 de jul. de 2014

3 virtudes de Gideão

HERIVELTON MARCULINO
28/7/14


"Vai com força que tu tens, vai e liberta o poo de Israel das mãos dos midianitas. Ora, não sou eu quem o está enviando?" Jz 6.14

No tempos juízes Israel mostra-se com um grande defeito, trazido do Egito - a idolatria. Seu desvio frequente da presença do Senhor era correspondido com a perseguição de seus inimigos. Mas quando eles se arrependiam Deus levantava homens ou mulheres para livrá-los de suas mãos. 
Dentre esses juízes temos Gideão (vide Juízes 6) que, no período da opressão dos midianitas, recebe a convocação divina para livrar os seus. Este homem possuía qualidades que o destacava dentre tantos, as tomemos como exemplo. Vejamos algumas delas:


  • Trabalhador

Gideão "malhava trigo no lagar" (v.11), 'malhar' é separar a palha das espigas do trigo e 'lagar' é um tipo de tanque onde se pisa as uvas a fim de extrair-lhes o suco. Os midianitas dominavam a região tirando as posses dos israelitas, percebemos que apesar de correr risco Gideão não ficou de braços cruzados, sua família precisava de sustento! O anjo do Senhor encontrou ele trabalhando. Queres ser uma bênção? Então, se ocupe com algo útil! Quer seja na área material, quer na espiritual. Deixe de preguiça! Não pense que Deus chama os desocupados.

  • Corajoso

Gideão estava no lagar "a fim de ocultar o trigo dos midianitas" (v.11). Ele se via como um covarde, medroso, e ele era mesmo. Mas o "Anjo do Eterno apareceu a Gideão e lhe saudou: 'O Senhor está contigo, valente guerreiro!'" (BKJ), ou "varão valoroso" (ARC). Será que o anjo se enganou? Errou o endereço? Não! É que Deus, não vê apenas o hoje, mas vê também o amanhã. Era uma palavra profética a respeito de Gideão. Você se vê muito fraco, falho ou medroso? Deus vê algo mais em ti. Ele conhece teu potencial. Gideão antes era medroso, depois foi o capitão do exército que venceu os midianitas, e você? Creia que o Senhor tem algo grande para tua vida.

  • Escolhido por Deus

"Porventura, não te enviei eu?" - disse o Senhor. Seu currículo não era um dos melhores, Gideão sabia de sua pequeninez: "Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Minha é a menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família" (v.15|NVI), era graduado em ser menor, havia outros melhores do que ele. Mas a escolha de Deus, é algo tremendo! Deus escolhe como quer, não depende das qualidades, Ele separa, prepara e confirma com vitórias. "Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás" (v.16). Deus te escolheu, tu vais vencer!
A paz do Senhor!

HERIVELTON MARCULINO / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comentários:

Postar um comentário

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA