Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

29 de jun. de 2014

Alimentar-se de Cristo pela Palavra

HERIVELTON MARCULINO
30/6/14
Por Judite Alves
palavra
"Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás" (Js 1.8).

Observe que o Senhor diz a seu servo Josué que ele precisava meditar na Lei do Senhor “de dia e de noite”. Isso fala de um contato diário, frequente, com a revelação divina escrita. Faz-nos lembrar que Deus prometeu fazer chover pão do céu para os israelitas, na jornada no deserto, mas eles teriam de sair para colher sua porção diariamente. A ordem era para colher somente o necessário para o dia. Mas houve alguns que estocaram maná, e este criou bichos e cheirava mal (Ex 16.1-20).
Portrait of Lucrezia Panciatichi (detail), Agnolo di Cosimo (Bronzino), ca. 1545Assim é também conosco em relação à Palavra de Deus. Precisamos nos alimentar de Cristo, pela Palavra, todos os dias. há uma porção diária reservada a nós. Não tenha pressa. Sente-se calmamente, sabendo que esse conhecimento requer disciplina diária por anos a fio. Aqueles que se apressam, desmaiam no caminho. Lembre-se sempre das palavras do Pregador: “não é dos ligeiros a carreira” (Ec 9.11).
Se você é jovem, aproveite seu tempo para estudar a Palavra todos os dias, de diversas formas. Faça leituras anuais da Bíblia, estude-a por temas específicos, ou livros, ou classe de livros, estude personagens, doutrinas específicas… São muitas as formas de se aprender a Palavra. use sua criatividade e preocupe-se em comparar texto bíblico com texto bíblico. A Bíblia se explica por ela mesma. Tenha cuidado com comentários bíblicos duvidosos, de fontes inseguras.
Procure, principalmente, ler as Palavras de Deus, e não apenas ler sobre Deus. Tenha em mente uma única coisa: a Palavra de Deus é poderosa e capaz de esclarecer sua mente. Ela é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105), isto é, ela proporciona direção para os nossos passos. E também é o instrumento de Deus que promove em nós a santificação, como disse Jesus, ao orar pelos seus discípulos: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
Se você  vive atarefado, dispense um tempo para meditar na lei de Deus. Memorize versículos e recite-os para você mesma. Se não tem muito tempo para sentar-se e ler, enquanto faz suas tarefas, ligue o equipamento de som e coloque CDs que falam literalmente a Palavra de Deus. Desligue a TV, use esse tempo para ler a Bíblia. Leve-a na sua bolsa para onde for. Leia na fila dos supermercados, na espera pela consulta médica, nos engarrafamentos.
Vivemos numa era onde é muito fácil carregar a Bíblia. Encontramos sua versão para tablets, celulares, computadores, em CDs áudio, em vários tamanhos e formatos, mas parece que quanto mais se inventam formas de produzir a Bíblia, mais esquecida ela fica. Estamos chegando a um ponto de misticismo religioso misturado com descaso. Achamos que pelo simples fato de tê-la em nossas estantes, ou gravada em algum lugar, estaremos protegidos. Mas na carta aos Romanos, lemos: “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” (Rm 10.8).
É através da Palavra que Deus fala conosco, e Se faz conhecido por nós. Como vimos anteriormente, só podemos nos achegar a Deus pela fé (hb 11.6), e só teremos fé se a Palavra chegar aos nossos ouvidos. Como Paulo falou: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). Daí vemos que jamais poderemos confiar em Deus se não O conhecermos pela Palavra. Somente ela pode descortinar os mistérios do caráter de Deus. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testifi- cam” (Jo 5.39).
A maneira como Cristo habita em nós é através da sua Palavra. Ele disse: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.7-8).
Veja como está relacionada a posse da palavra de Deus em nós com a produção de frutos. Ele, Jesus, que é o Verbo e a Água da vida, deseja habitar em nós pela Sua Palavra, e assim, daremos frutos. E a prova para sabermos se estamos nEle é se guardamos a Sua Palavra. “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele” (1 Jo 2.5).
Não há fotossíntese sem a presença da água. Precisamos da água para regar as raízes que estão por baixo da terra. A fotossíntese espiritual se faz completa quando a Palavra de Deus penetra no solo fértil que irá produzir frutos para o Reino de Deus.
Aquele que dá o seu fruto ao seu tempo, e cujas folhas não caem, estão plantados junto a ribeiros de águas. Esse tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Não somente quando vai à igreja. Também não a usa como amuleto. Nem como horóscopo. Mas medita dia e noite. Que bênção! Esse é o segredo para ser verdadeiramente próspero (Sl 1.2-3).
(extraído e adaptado do livro Mulher: Feita Para Frutificar, cap. 2, Conhecimento de Deus pela Palavra)

HERIVELTON MARCULINO / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

1 comentários:

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA