O período da adolescência é bem estudado e abordado pelos meios de comunicação. A geração “teen” tem hoje roupas, revistas, livros e programas televisivos voltados especificamente para atender de forma satisfatória suas necessidades. O adolescente tem ideias próprias, observa o mundo e questiona valores. É imprescindível conversar, discutir as razões do seu pedido ou da sua ordem, fazer-se entender. Conversar sobre todos os assuntos é fundamental e, além disso, precisam de atenção dos pais e dos líderes que admira. Eles precisam e gostam de se sentirem assistidos, protegidos e queridos — nada dói mais do que entrar e sair de casa ou de uma igreja sem receberem um “Bom dia!” ou ouvirem “Como você está?” Eles gostam de serem admirados pelos acertos, ouvidos com atenção e respeitados em seus direitos e projetos de vida.
É bom conhecer algumas características gerais dos adolescentes em três áreas-chave:
· Mentais
- Razão: desenvolvimento total da mais alta faculdade humana, nos processos mentais: a razão. De acordo com o pastor Antonio Gilberto: ‘É ainda nessa idade que a mente atinge o mais elevado período intelectual, na fronteira dos 15 anos’.
- Insubmissão: questionam frequentemente a autoridade.
- Inquirição: interessam-se por aventura e descoberta; fazem julgamentos prematuros.
· Sociais
- Companheirismo: os ‘amigos’ são mais valorizados que a família.
- Referencial: espelham-se em pessoas famosas.
- Independência: querem ‘ser’ adultos para serem independentes dos adultos.
· Emocionais
- Emocionalismo: instabilidade emocional; as emoções oscilam da alegria extrema à tristeza.
- Devaneio: faltam-lhe o domínio das emoções, sonham e fazem tempestade em copo d’água.
- Humor: sentem-se bem quando podem chacotear. Nas responsabilidades o mau humor impera” (Marketing para a Escola Dominical, CPAD, p.59).
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