Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

18 de mai. de 2014

Acertando as contas

HERIVELTON MARCULINO
19/5/14

"Tinha Joás sete anos quando se tornou rei de Judá. Ele governou quarenta anos em Jerusalém. (...) Enquanto o sacerdote Joiada vivia, Joás fez o que agrada a Deus, o Senhor." (2 Cr 24.1,2)

Após suceder uma rainha má, o jovem Joás simbolizava a esperança por dias melhores em Judá, através dele a linhagem messiânica se seguia. Por ser inexperiente, tinha um conselheiro, o sacerdote Joiada, este lhe conduziu pela lei do Senhor. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor (2 Rs 12.2), conduziu o povo a renovar a aliança com Deus (2 Rs 11.17) e realizou uma grande reforma feita no templo. Porém, tendo falecido Joiada, Joás abandonou o Senhor e começou a servir aos ídolos (2 Cr 24.17,18). 
Percebe-se que Joás não tinha firmeza espiritual, existem alguns jovens que são crente, apenas porque Joiada está vivo, quando ele morreu logo perdem a fé, abandonando a Cristo. Em quem está firmada tua fé?

O texto sagrado ainda nos revela que Deus procurou a melhora daquele homem, alertando suas faltas através de profetas e, por fim, Zacarias (profeta e filho de Joiada): 
"O Espírito de Deus veio sobre Zacarias e disse ao povo: Por que desobedecem  aos mandamentos de Deus, o Senhor, fazendo com que a desgraça caia sobre vocês? Vocês abandonaram ao Senhor, e por isso ele também os abandonará." (2 Cr 24.20)
A dureza do coração do rei era tamanha que ordenou a morte do profeta (filho de seu ex-conselheiro). O mensageiro divino foi apedrejado, ao morrer disse: "Que o Senhor veja isto e acerte as contas!".
E Ele acertou as contas, sim! Numa batalha fácil de ser vencida, Joás perdeu, foi ferido e ficou acamado. Seus próprios compatriotas o mataram. Foi enterrado sem honras de um rei (2 Cr 24.24,25).
Joás começou muito bem, mas acabou mal. Deus é justo e retribui a cada um com justiça. O que você está plantando? É isso que colherás.
A paz do Senhor.

HERIVELTON MARCULINO / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

1 comentários:

  1. Que não deixemos morrer o sacerdote que há em nós! Para que possamos sempre entrar no Santo dos Santos e viver uma vida de profunda comunhão com o Senhor!

    ResponderExcluir

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA