Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

10 de ago. de 2014

"Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”

HERIVELTON MARCULINO
11/8/14


Você é uma pessoa que tem muitas responsabilidades? E tem sido fiel em todas elas? Em tudo aquilo em que colocarmos as nossas mãos, devemos demonstrar zelo e fidelidade. Se aceitamos as incumbências, temos que aceitar as responsabilidades inerentes a elas.

Se formos fiéis no pouco, Deus nos fará crescer; se formos fiéis no pouco, sobre o muito seremos colocados! A vida de Davi exemplifica muito bem esse princípio. Davi recebeu a incumbência de cuidar das ovelhas da família e, apesar da tarefa não ser muito famosa e recompensadora, ele demonstrou ser uma pessoa altamente responsável e zelosa. Desde tenra idade, Davi aprendeu a dar valor às pequenas coisas. Ele não menosprezou a sua tarefa; ele fez de tudo para que ela fosse realizada da melhor maneira possível.

Davi colocou a sua própria vida em risco para salvar as suas ovelhas. Numa ocasião ele enfrentou um urso e noutra enfrentou um leão; tudo fez para cuidar bem de seu rebanho. Ele não estava à procura da aprovação das pessoas, ele estava tão somente decidido a ser fiel na realização de seu trabalho!

Você também tem sido fiel mesmo quando as pessoas não estão a observar?

Pelo facto de Davi ter sido fiel no pouco, Deus decidiu colocá-lo sobre o muito. Deus mesmo enviou o profeta Samuel até a casa de Davi para que este fosse ungido como o futuro rei de Israel. Pouco depois de ter sido ungido, Davi foi convocado para servir o rei Saul com música. Davi tinha que tocar a sua harpa para que o rei ficasse livre de sua opressão malígna. Do ponto de vista prático, Davi tinha agora um “emprego” no palácio. Ele passou a ser respeitado pela importância de sua tarefa de aliviar o sofrimento do rei. Mas Davi não perdeu a sua humildade, pois mesmo servindo o rei não deixou de cumprir fielmente a sua tarefa de pastor de ovelhas:

“Davi, porém, ia a Saul e voltava, para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém”
(I Sm. 17:15)

Algumas pessoas, quando recebem um título ou uma nova posição, já não se dedicam tanto às coisas simples. Davi não se deixou vencer pelo orgulho, ele não se ensoberbeceu com sua nova posição social. Para sermos fiéis no pouco, temos que ter um coração humilde! Davi estava a servir o rei de Israel, mas ainda assim voltava às ovelhas para apascentá-las.

Você tem mantido um coração humilde enquanto está a crescer e prosperar?
Por causa da fidelidade de Davi, Deus deu-lhe a oportunidade de enfrentar um novo desafio. Aquele rapaz que tinha tido coragem de enfrentar um urso e um leão, tinha agora diante de si um novo e grande desafio: enfrentar o gigante filisteu chamado Golias. Confiando plenamente em Deus, Davi posicionou-se perante o gigante Golias e derrotou-o com uma única investida. Vemos aqui a importância da fidelidade de Davi enquanto cuidava de ovelhas. Visto que ele tinha sido fiel e teve intrepidez para enfrentar um urso e um leão, agora tinha alguma experiência para o novo desafio diante do gigante filisteu. Portanto, precisamos reconhecer que todos os nossos pequenos desafios fazem parte do treino para os grandes desafios.
Ao vencer Golias, Davi tinha dado um grande passo em direção ao seu destino real! Davi já tinha sido ungido como o futuro rei de Israel, mas ele sabia que somente Deus poderia conduzir todo o processo até que pudesse chegar ao trono. Davi entendia que o mesmo Deus que o encontrou em meio às ovelhas, também o levaria até o seu destino real. Ele estava certo de que o mesmo Deus que começou a obra também tinha poder para completá-la.
Davi teve muitas oportunidades de apropriar-se do trono pelos seus próprios métodos, mas ele preferiu confiar em Deus e deixar que Ele mesmo conduzisse todo o processo, ainda que em meio a muitos sofrimentos. Como Deus vê os nossos corações, temos que ser fiéis até nos pequenos detalhes.
Você que tem um chamado de Deus, tem confiado a Deus o seu cumprimento?
Alcançar as coisas segundo os nossos métodos parece ser mais rápido, mas trará muitas consequências desagradáveis. Os caminhos de Deus são sempre melhores que os nossos!
“O homem fiel será cumulado de bençãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo” (Pv. 28:20)
Por Dassayev Marculino / Via Blog AD Palmeira

HERIVELTON MARCULINO / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comentários:

Postar um comentário

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA