Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

31 de jul. de 2014

Matar os Bois para ganhar a Capa!

JovensADA

31/07/14
Dassayev Marculino


                                                                     1 Reis 19:19-21
"Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia."


Vemos aqui neste texto a chamada de Deus na vida de Eliseu. No momento que Eliseu mata os bois e segue Elias, ele destrói todos os laços de sua antiga vida e se entrega totalmente a vontade de Deus. Um belo exemplo de fé e de amor que Eliseu nos dá. Será que estamos dispostos a deixar a nossa vida antiga de lado, será que você ainda não percebeu que tem coisas do passado que precisam ser eliminadas de uma vez por todas da sua vida. Só assim provarás do melhor de Deus, só assim a Promessa há de se cumprir na sua vida. 

Não façamos como  Saul que quando deveria destruir todos os Amalequitas e tudo quanto havia lá, desobedeceu a Deus (I Sm. 15.9), também Pedro, depois da ressurreição de Cristo, aparece desanimado e decidido a voltar para sua antiga profissão de pescador. Ele não havia destruído as redes. Eles estavam apenas guardadas, pois mesmo seguindo a Jesus, ele ainda não havia se entregado por completo (Jo 21:3).

Você já deu seu último adeus ao pecado? Você já matou seus bois para seguir os planos de Deus? E as suas redes? Tem usado para o serviço do reino de Deus, ou voltou para pescar como fez Pedro?. Ou será que lá no fundo do seu coração, você está querendo desistir de tudo? Está na hora de você matar os bois e queimar os arados. De restaurar sua vida espiritual. 
 
A capa representa a confirmação da chamada, a unção, a autoridade, o poder que muitos querem mais poucos matam os bois. É preciso deixar de lado o velho homem, a vida de iniquidade, e viver o novo de Deus. Creio que assim como o Espírito Santo tratou comigo, Ele falará contigo também. É chegada a hora, Deus tem pressa em te usar como instrumento nestes últimos dias. Seja um instrumento nas mãos do Senhor! 

 A Paz do Senhor! 
Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

1 Reis 19:19-21



Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

1 Reis 19:19-21

28 de jul. de 2014

3 virtudes de Gideão

HERIVELTON MARCULINO
28/7/14


"Vai com força que tu tens, vai e liberta o poo de Israel das mãos dos midianitas. Ora, não sou eu quem o está enviando?" Jz 6.14

No tempos juízes Israel mostra-se com um grande defeito, trazido do Egito - a idolatria. Seu desvio frequente da presença do Senhor era correspondido com a perseguição de seus inimigos. Mas quando eles se arrependiam Deus levantava homens ou mulheres para livrá-los de suas mãos. 
Dentre esses juízes temos Gideão (vide Juízes 6) que, no período da opressão dos midianitas, recebe a convocação divina para livrar os seus. Este homem possuía qualidades que o destacava dentre tantos, as tomemos como exemplo. Vejamos algumas delas:


  • Trabalhador

Gideão "malhava trigo no lagar" (v.11), 'malhar' é separar a palha das espigas do trigo e 'lagar' é um tipo de tanque onde se pisa as uvas a fim de extrair-lhes o suco. Os midianitas dominavam a região tirando as posses dos israelitas, percebemos que apesar de correr risco Gideão não ficou de braços cruzados, sua família precisava de sustento! O anjo do Senhor encontrou ele trabalhando. Queres ser uma bênção? Então, se ocupe com algo útil! Quer seja na área material, quer na espiritual. Deixe de preguiça! Não pense que Deus chama os desocupados.

  • Corajoso

Gideão estava no lagar "a fim de ocultar o trigo dos midianitas" (v.11). Ele se via como um covarde, medroso, e ele era mesmo. Mas o "Anjo do Eterno apareceu a Gideão e lhe saudou: 'O Senhor está contigo, valente guerreiro!'" (BKJ), ou "varão valoroso" (ARC). Será que o anjo se enganou? Errou o endereço? Não! É que Deus, não vê apenas o hoje, mas vê também o amanhã. Era uma palavra profética a respeito de Gideão. Você se vê muito fraco, falho ou medroso? Deus vê algo mais em ti. Ele conhece teu potencial. Gideão antes era medroso, depois foi o capitão do exército que venceu os midianitas, e você? Creia que o Senhor tem algo grande para tua vida.

  • Escolhido por Deus

"Porventura, não te enviei eu?" - disse o Senhor. Seu currículo não era um dos melhores, Gideão sabia de sua pequeninez: "Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Minha é a menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família" (v.15|NVI), era graduado em ser menor, havia outros melhores do que ele. Mas a escolha de Deus, é algo tremendo! Deus escolhe como quer, não depende das qualidades, Ele separa, prepara e confirma com vitórias. "Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás" (v.16). Deus te escolheu, tu vais vencer!
A paz do Senhor!

20 de jul. de 2014

O cheiro de Cristo

HERIVELTON MARCULINO
21/7/14
Por José Carlos (Jovem ADA - Congregação do Quinze)
Tomando por base o que Paulo escreveu aos coríntios na sua segunda carta 2.14-16, refletiremos sobre o fato de nós, crentes, exalarmos o cheiro de Cristo.

Em Cantares encontramos a moça que representa a igreja dizendo para aquele que representa Cristo: “Suave é o cheiro dos teus perfumes; como perfume derramado é o teu nome” (Ct 1.3) e ele diz: “eu sou a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales.” (Ct 2.20) Dentro do que Paulo expressou (Gl 2.20): “Cristo vive em mim”, não há dúvidas que o cheiro do melhor perfume está no salvo.
Percebeu a nossa responsabilidade? A gente pode identificar muitas coisas através do cheiro, né verdade? O apóstolo está dizendo no verso 14 é que Deus nos usa como propagadores do doce aroma de seu Filho para assim faze-Lo conhecido. Os versos seguintes nos dizem que todos aqueles que já têm Jesus sentem este cheiro verdadeiramente agradável e vivificante. Mas para os que perecem, o mesmo cheiro é como de algo morto e que os condena.
Esta é a pergunta que ecoa para nós: “(...) e para estas coisas, quem  está idôneo?” (v. 16) Em outras palavras, quem está capacitado para esta tarefa de difundir o cheiro de Cristo onde quer que seja? Já temos a chamada, o poder de Deus é sobre nós... Então sejamos verdadeiros, conscientes de que este perfume não pode ser misturado.
Não precisa sair por aí dizendo em voz alta que é crente, basta sair perfumado.

8 de jul. de 2014

E o futebol?

HERIVELTON MARCULINO
8/7/14
     Por Ciro Sanches Zibordi
Muitos internautas continuam me perguntando sobre o futebol. Não serei dogmático, pois quero que o leitor pense, reflita sobre a sua liberdade. A própria Bíblia assevera que somos livres, mas não devemos usar dessa liberdade para dar ocasião à carne (Gl 5.13). Precisamos ter cuidado com os extremos.

Para início de conversa, se nos é lícito o divertimento — e é claro que é —, podemos, em férias ou em momentos de lazer, brincar de algum esporte com a família e os amigos. Aqui em Niterói, por exemplo, o pessoal gosta muito de peteca...


Penso que torcer é muito mais que acompanhar os resultados e informações de um clube pela mídia. Em geral, quem torce se envolve, xinga, sofre, expõe-se, deixa-se dominar pela emoção... Alguns querem ser até sepultados no caixão do seu time de coração!


Quando eu torcia por um grande time
, sofria muito quando ele perdia. Mas, quando vencia, ficava eufórico. Em ambos os casos, na tristeza ou na alegria, me deixava dominar completamente. A paixão pelo... me possuía de tal modo, a ponto de ocupar meu intelecto, meu sentimento e minha vontade.

Em 1 Coríntios 6.12, está escrito que existem coisas lícitas — isto é, não pecaminosas, em si mesmas — que podem se tornar dominadoras e inconvenientes. É o caso do futebol. Se torcermos por um time, a ponto de ficarmos profundamente tristes, angustiados, quando ele perde, e alegres, eufóricos, quando ganha, estamos nos deixando dominar. Não podemos nos esquecer de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado, mas também o embaraço (Hb 12.1).


É pecado usar uma camiseta de um time de futebol? A rigor, não. (...) Mas nunca vestiria uma delas para ir a um culto de louvor a Deus. Por quê? Porque sou legalista? Não. Porque sou prudente. Lembremo-nos de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado e o que parece pecado: “Abstende-vos de toda a aparência do mal” (1 Ts 5.22).

Crentes podem se reunir para assistir a uma partida de futebol? Bem, se quisermos fazer isso, em nossa casa, é lícito. Mas a pergunta é: Convém? O tempo dedicado à partida de futebol não fará falta depois? Às vezes, não. Às vezes, sim. Lembremo-nos de que o nosso tempo não volta. Por isso, a Palavra de Deus assevera: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Ef 5.15,16).

Se não há na Bíblia mandamentos claros a respeito do nosso comportamento em relação ao futebol ou a qualquer outra modalidade esportiva, as questões ligadas ao assunto devem ser vistas sob a ótica dos princípios da Palavra de Deus. Não se esqueça disso: as Escrituras contêm promessas, mandamentos, doutrinas, 
princípios, etc. É um Livro completo.

Portanto, como cristãos devemos ter maturidade, equilíbrio, a fim de saber o que é prioritário. O entretenimento não nos é vedado. Mas não deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida nem atrapalhar o que é realmente primaz, como a nossa comunhão com Deus, o bom relacionamento familiar e o ministério que nos foi confiado pelo Senhor.

Amém?

6 de jul. de 2014

Namoro e suas bases

HERIVELTON MARCULINO
7/7/14
Jovem,
Para assumir um compromisso de namoro é necessário que ambos os candidatos possuam uma vida baseada na Palavra do Senhor. Pois, se o(a) jovem candidato(a) não tem compromisso com Deus, será que ele terá com você? Se ele(a) não tem compromisso com seus próprios pais, terá com você? Namorados ou noivos, para chegar ao casamento é necessário assumir o mesmo compromisso espiritual. Charme, beleza se acabam, caráter e personalidade permanecem.
Sansão é um exemplo de quando alguém se apressa sem considerar a posição dos pais, que é importante para a bênção dessa relação. Seu casamento (Juízes 14) e a união com Dalila (Jz 16) foram um fracasso desde o início.
“Andarão dois juntos se não houver entre eles desacordo?” (Am 3.3). Sansão como servo do Senhor, deveria ter mais cuidado ao escolher uma jovem para si. Se casou com um uma moça que não tinha a mesma fé, casou-se com base apenas na atração física, beleza e paixão (Jz 14.3). A Bíblia também relata que nem Sansão nem Dalila deixaram pai e mão para serem fiel ao cônjuge (cf. Gn 2.24).
Jovem, cuidado com o julgo desigual! O inimigo conhece nossas fraquezas e, se não orarmos, ele poderá aproveitar-se delas. Convide Jesus para participar do seu relacionamento e Ele o(a) guiará em suas decisões.


Por Micilene Jorge dos Santos (Jovem da congregação do Quinze - Araçoiaba)

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA