Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

29 de jun. de 2014

Alimentar-se de Cristo pela Palavra

HERIVELTON MARCULINO
30/6/14
Por Judite Alves
palavra
"Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás" (Js 1.8).

Observe que o Senhor diz a seu servo Josué que ele precisava meditar na Lei do Senhor “de dia e de noite”. Isso fala de um contato diário, frequente, com a revelação divina escrita. Faz-nos lembrar que Deus prometeu fazer chover pão do céu para os israelitas, na jornada no deserto, mas eles teriam de sair para colher sua porção diariamente. A ordem era para colher somente o necessário para o dia. Mas houve alguns que estocaram maná, e este criou bichos e cheirava mal (Ex 16.1-20).
Portrait of Lucrezia Panciatichi (detail), Agnolo di Cosimo (Bronzino), ca. 1545Assim é também conosco em relação à Palavra de Deus. Precisamos nos alimentar de Cristo, pela Palavra, todos os dias. há uma porção diária reservada a nós. Não tenha pressa. Sente-se calmamente, sabendo que esse conhecimento requer disciplina diária por anos a fio. Aqueles que se apressam, desmaiam no caminho. Lembre-se sempre das palavras do Pregador: “não é dos ligeiros a carreira” (Ec 9.11).
Se você é jovem, aproveite seu tempo para estudar a Palavra todos os dias, de diversas formas. Faça leituras anuais da Bíblia, estude-a por temas específicos, ou livros, ou classe de livros, estude personagens, doutrinas específicas… São muitas as formas de se aprender a Palavra. use sua criatividade e preocupe-se em comparar texto bíblico com texto bíblico. A Bíblia se explica por ela mesma. Tenha cuidado com comentários bíblicos duvidosos, de fontes inseguras.
Procure, principalmente, ler as Palavras de Deus, e não apenas ler sobre Deus. Tenha em mente uma única coisa: a Palavra de Deus é poderosa e capaz de esclarecer sua mente. Ela é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105), isto é, ela proporciona direção para os nossos passos. E também é o instrumento de Deus que promove em nós a santificação, como disse Jesus, ao orar pelos seus discípulos: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
Se você  vive atarefado, dispense um tempo para meditar na lei de Deus. Memorize versículos e recite-os para você mesma. Se não tem muito tempo para sentar-se e ler, enquanto faz suas tarefas, ligue o equipamento de som e coloque CDs que falam literalmente a Palavra de Deus. Desligue a TV, use esse tempo para ler a Bíblia. Leve-a na sua bolsa para onde for. Leia na fila dos supermercados, na espera pela consulta médica, nos engarrafamentos.
Vivemos numa era onde é muito fácil carregar a Bíblia. Encontramos sua versão para tablets, celulares, computadores, em CDs áudio, em vários tamanhos e formatos, mas parece que quanto mais se inventam formas de produzir a Bíblia, mais esquecida ela fica. Estamos chegando a um ponto de misticismo religioso misturado com descaso. Achamos que pelo simples fato de tê-la em nossas estantes, ou gravada em algum lugar, estaremos protegidos. Mas na carta aos Romanos, lemos: “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” (Rm 10.8).
É através da Palavra que Deus fala conosco, e Se faz conhecido por nós. Como vimos anteriormente, só podemos nos achegar a Deus pela fé (hb 11.6), e só teremos fé se a Palavra chegar aos nossos ouvidos. Como Paulo falou: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). Daí vemos que jamais poderemos confiar em Deus se não O conhecermos pela Palavra. Somente ela pode descortinar os mistérios do caráter de Deus. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testifi- cam” (Jo 5.39).
A maneira como Cristo habita em nós é através da sua Palavra. Ele disse: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.7-8).
Veja como está relacionada a posse da palavra de Deus em nós com a produção de frutos. Ele, Jesus, que é o Verbo e a Água da vida, deseja habitar em nós pela Sua Palavra, e assim, daremos frutos. E a prova para sabermos se estamos nEle é se guardamos a Sua Palavra. “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele” (1 Jo 2.5).
Não há fotossíntese sem a presença da água. Precisamos da água para regar as raízes que estão por baixo da terra. A fotossíntese espiritual se faz completa quando a Palavra de Deus penetra no solo fértil que irá produzir frutos para o Reino de Deus.
Aquele que dá o seu fruto ao seu tempo, e cujas folhas não caem, estão plantados junto a ribeiros de águas. Esse tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Não somente quando vai à igreja. Também não a usa como amuleto. Nem como horóscopo. Mas medita dia e noite. Que bênção! Esse é o segredo para ser verdadeiramente próspero (Sl 1.2-3).
(extraído e adaptado do livro Mulher: Feita Para Frutificar, cap. 2, Conhecimento de Deus pela Palavra)

22 de jun. de 2014

O perigo do Fast-food

HERIVELTON MARCULINO
23/6/14
Você já tentou se organizar ou acordar mais cedo e sentiu a sensação de que ainda não houve tempo suficiente? Pois é, no corre-corre diário, parece que não tenho tempo pra nada né?
Transportes eficientes reduzem o tempo de viagem, telefones e internet encurtam distâncias enquanto o homem da atualidade se enche mais e mais de múltiplas tarefas: trabalho, estudo, família, igreja, viagens, lazer e outras fazem o tempo minguar. Nesse contexto, a alimentação também muda o "Fast-food" (comida rápida em inglês) ganhou espaço em nossa sociedade, quem nunca deixou de fazer uma refeição de verdade pra se encher que lanches rápidos por conta do tempo. Aliás esses lanches são bem apetitosos, mas as pesquisas mostram que esse novo hábito tem refletido péssimos resultados em nossa saúde - a obesidade e os males provenientes da má alimentação tem afetado a maioria da população. Veja o resultado da pesquisa do IBGE sobre o tema:



Interessante é que muitas vezes o jeito "fast-food" de ser tem sido a realidade na vida de muitos cristãos. Sei que você conhece alguém que alguns desses problemas:
  • Oração Fast-food: Contentar-se com orações rápidas e sem profundidade, ao invés de minutos ou horas de joelhos tem sido uma prática comum isso tem afetado diretamente a saúde espiritual de muitos; 
  • Alimentação bíblica tipo petisco: Ler a Palavra apenas na igreja, ou porções insuficientes no dia, pode acarretar em desnutrição e falta de firmeza, a meditação e leitura sistemática é recomendada pelo Médico dos médicos;
  • Pequenas doses do Espírito: Não se satisfaça com manifestações esporádicas do Espírito Santo em sua vida, apenas em festas ou congressos, gaste tempo pra ser cheio de Deus.
Por certo, conheces alguém que vive assim. Bem! Estou procurando ter uma vida mais saudável, sabe? Sei que isso não é moda aqui nesse país, onde tanto material quanto espiritualmente piora a saúde do povo, mas quero agir diferente pra que quando chegar diante do Médico dos médicos não me ache reprovado.
A paz do Senhor!

15 de jun. de 2014

Aranha de estimação

HERIVELTON MARCULINO
16/6/14

Eu tinha em casa um grande pote onde vivia uma tarântula de estimação. Pote seguro, bem fechado, não fazia perigo de ela sair andando pela casa ou assustar alguém.
Apesar do perigo, tive a ideia de tomá-la e por num pote menor, onde pudesse brincar com ela mais facilmente. Ainda que temendo sua presa e seus pelos urticantes, o fiz com sucesso. Lá estava ela num pequeno pote tampado. Bem, a tampa desse pequeno pote não fechava realmente, parecia ser menor que o pote.
Ela era animada, procurava brechas pra sair, eu sempre tinha que mudar a posição da tampa pra que assim ela não alcançasse sua liberdade. Às vezes colocava suas patas peludas pra fora, e no vai e vem, não pude mais contê-la. Preocupado, decidi coloca-la de volta em seu pote original, mas ela se fixou na tampinha de uma maneira tremenda e no meu intento insistente ela grudou na minha mão. Desespero, dúvida mortal e arrependimento me tomaram. Bem, não sei se fui picado, pois o sonho acabou aí.

Posso dizer que isso é a realidade de quem vive brincando com o pecado.

“E você, fuja dos desejos da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com o coração puro pedem ajuda ao Senhor” 2 Tm 2.22

8 de jun. de 2014

Entrevista: Marliene Ruth (Peru)

HERIVELTON MARCULINO
8/6/14
De Goiana para a obra missionária, Deus chamou uma família. A jovem Ruth que faz parte dessa família foi entrevistada pelo Blog Jovens ADA, confira: 

1. Quem é Marliene Ruth? 
Uma serva de Deus, que busca a cada dia estar no centro da sua vontade e fazer sua obra.
Tenho 19 anos, estudo Ciências Econômicas, atualmente moro em Lima, Peru, pela misericórdia de Deus fazendo a obra missionária junto aos meus pais. Antes morávamos em Dolores, Argentina, fazendo também a obra do Senhor. Nossa cidade natal é Goiana e, antes de irmos a missão, meu pai pastoreou a AD na cidade de São Vicente Férrer.

2. Como é viver numa família missionária?
É um grande privilegio dado por Deus, já que anunciar Sua palavra a pessoas que não conhecem a Cristo em um país distante é cumprir o Ide que nos foi dado. É emocionante ver  os nativos se entregando os pés de Jesus, sendo batizados com Espírito Santo e curados. Considero como o sentimento mais gratificante que alguém pode ter.
As “desvantagens”, como o processo burocrático ou o preconceito aos estrangeiros, ficam de lado, comparados às maravilhas de Cristo.


3. Quando e como foi o seu encontro pessoal com Cristo?
Eu nasci em uma família cristã, que me ensinou os princípios da Palavra de Deus e me deu as bases para seguir a Cristo. Considero o meu primeiro encontro pessoal com Cristo, o dia em que ele me batizou com Espírito Santo, no último congresso de mocidade que estive na cidade de Goiana. A partir daí passei a me relacionar mais diretamente com o Senhor.

4. Experiências que marcaram sua vida...
Bom, a primeira foi nossa ida a missão na Argentina, ainda que o Senhor já falara com os meus pais desde a adolescência acerca do envio. A minha vida de modo pessoal foi muito marcada com esse acontecimento, já que eu fiz a minha primeira grande renúncia, deixar minha festa de 15 anos já organizada para fazer o querer dEle.
Na missão muitas coisas marcaram minha vida, uma delas foi a cura de uma mulher não crente, que foi cega ao templo e ao orarmos por ela, o Senhor fez o milagre.
Outra experiência marcante foi a vinda ao Peru. O Senhor também já havia revelado aos meus pais que viríamos a este país, mas não imaginávamos que fosse tão rápido, já que nosso tempo na Argentina foram só dois anos, porém através disso Deus também nos mostra a sua fidelidade no cumprimento de Suas promessas.

5. O batismo com o Espírito Santo, como foi? É importante o jovem ser cheio do Espírito Santo?
O Senhor me batizou quando eu tinha 13 anos, no último congresso de jovens que participamos na cidade de Goiana (como já disse), nesta data o pr. Ailton já tinha anunciado nossa ida a cidade de São Vicente Férrer. E foi uma experiência linda, única! Ser revestidos do poder de Deus é uma experiência que todo jovem cristão deve desejar e buscar,  através do Espírito Santo estamos fortalecidos, edificados, nos sentimos mais perto do Senhor.

6. Você sente um chamado de Deus?
Deus nos chamou para ser servos. Isso que eu me considero, e como serva a cada dia desejo que Ele cumpra o seu querer em minha vida.

Se sentes o chamado de Deus em sua vida, guarde o segredo de Deus. Continuem trabalhando para o Senhor aí mesmo em sua cidade, no tempo de Deus, Ele revelará ao seu servo e através dele as promessas do Senhor serão cumpridas. Mas agora, evangelize aí na sua cidade, na sua rua, as seus parentes e amigos.

8. Deixe uma mensagem aos Jovens ADA:
Jovens ADA, foi um prazer compartilhar um pouquinho de mim para vocês! Meu desejo é conhecer a todos! Rs
Peço que orem pelo Peru, um país muito necessitado de Cristo. Para que o Senhor transforme essas vidas e essa nação conheça ao Senhor.  E que por favor, orem por mim e minha família para que cada dia o Senhor nos ajude a cumprir o seu chamado.
Agradecemos a querida irmã por atender ao nosso pedido, conte conosco, estaremos orando por vós.

1 de jun. de 2014

Escolhendo uma profissão

HERIVELTON MARCULINO

Quando eu tinha mais ou menos 15 anos, já cansada de brincar de levar a vida por levar, sem um alvo e sem um objetivo, fiz uma oração a Deus. Disse a Ele que queria usar a minha vida em função da Obra Dele. Disse que queria que a minha profissão fosse usada para ajudar pessoas e que eu pudesse sentir que Ele estava aprovando a minha vida. Mas como o jornalismo entra nesta história?

Dos 16 para os 17 anos chegou o tão esperado momento de fazer o bendito vestibular. Tinha chegado para mim a hora de escolher o curso que iria estudar por alguns anos, daí me formar e trabalhar na área. Mas qual área seria? Qual o curso? Eu ainda não sabia. Conversei com meus pais para ver se conseguiria ter uma luz, mas o meu pai queria que eu fizesse química industrial para trabalhar com ele na usina. Oh my God! Química? Nãaaaao. Nada contra a quem faz a área, mas não ia dar certo. Cálculo não é comigo! Falei com a minha mãe e ela sempre sábia me disse: Filha ore a Deus! Ele pode te mostrar. Foi daí que lembrei que tinha prometido a Ele que queria ser guiada por Ele. Fiz outra oração um dia antes de encerrar o prazo da inscrição e fui dormir. Sonhei que estava numa redação de jornalismo e que um chefe chegava para mim e dizia que eu teria que escrever uma matéria para uma revista evangélica. No sonho eu dizia a ele que eu não tinha condições de escrever. Ele me dizia que eu tinha que escrever e que eu sabia escrever, pois eu tinha estudado para isso. Eu relutava com ele afirmando que o texto não ia ficar bom, mas mesmo assim eu fazia o texto.

No mesmo sonho o tempo passou e esse chefe voltava para sala onde eu estava com uma revista nas mãos. Ele colocou a revista na mesa e disse para mim: “Eu disse que você iria conseguir. Olha aqui sua revista. A sua matéria foi escolhida para a capa.” Eu ‘arregalei’ os olhos e vi a revista com o título: SOU EVANGÉLICA SIM E SOU FELIZ por Élida Régis, jornalista. Eu não podia acreditar! Eu chorava de alegria quando acordei chorando também. Fui ao encontro da minha mãe e disse: “mainhaaaaa é jornalismo! Agora tenho certeza”. Ela, ainda sem acreditar, disse: “jornalismo? Mas o que faz um jornalista?”

Eu lembro que depois desse sonho, as pessoas que me perguntavam sobre o que eu iria estudar e quando eu dizia que era jornalismo, eles diziam que eu queria aparecer numa “PlimPlim” da vida, que na minha região/cidade eu não teria mercado de trabalho e que iria morrer de fome. Mas eu tinha certeza que, apesar das dificuldades eu iria conseguir, pois Deus estava comigo e com Ele não há perigo!

Com toda dificuldade, mas apoiada pela minha mãe e sem meu pai saber (pois ele não queria) eu fiz vestibular numa faculdade particular, passei, fiz a matrícula e iniciei as aulas no ano de 2006. Foram anos difíceis. Quatro anos ao todo de lutas e muito trabalho. Quem já faz faculdade sabe que quando você entra numa faculdade não é só você e sim o esforço de toda uma família e comigo não foi diferente. Por muitas vezes (muitas mesmo) vi a minha mãe se desdobrando numa máquina de costura e meu pai numa usina de cana-de-açúcar para no dia cinco de cada mês ter o dinheiro para pagar a mensalidade. Foram por quatro anos assim.

Aos que desejam enfrentar e estudar essa área ou outra, mas tem alguma dúvida, eu sempre digo: se você realmente acha que se identifica com alguma profissão, abra mão de outras coisas e invista em seus sonhos segundo a vontade de Deus.

JovensADA 2020, Janela Ideal Design by Janela Ideal | JovensADA